segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Afinal, qual é a missão da escola?

As várias teorias pedagógicas, direcionam suas análises para uma determinada visão do que seria o papel da escola a partir de sua concepção de educação. Saviani, em seu livro Escola e Democracia, divide essas teorias em três tipos:
  • Teorias não-críticas,
  • Teorias Crítico-reprodutivistas e,
  • Teorias Críticas.

Estas teorias diferem inicialmente pela concepção que possuem de Educação e seu vínculo com a sociedade.
Nas teorias não-críticas encontramos a pedagogia tradicional, a pedagogia nova e a pedagogia tecnicista. Elas são colocadas nessa classificação por compreenderem que a educação por si, sem levar em consideração o seu vínculo fundante coma situação socio-economica da sociedade, poderia transformar a situação de marginalização e exclusão que sofrem os indivíduos. Para esta concepção cabe à educação a construção de uma sociedade igualitária.

Já as teorias crítico-reprodutivistas compreendem que a função básica da educação é a reprodução da sociedade, considerando sempre os seus condicionantes objetivos - "a estrutura socio-econômica que condiciona a forma de manifestação do fenômeno educativo" (SAVIANI 1983). Assim, a função da escola seria a de reproduzir a sociedade de classes e refoças o modo de produção capitalista.

Saviani, em suas produções, propõe a criação de uma pedagogia histórico-crítica. Que a partir da compreensão da Escola enquanto aparelho ideológico do Estado, se contrua uma pedagogia que se proponha a superar tal situação
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2 comentários:

  1. Na minha concepcao o papel da escola 'e ensinar tudo, ate mesmo como vivi a sociedade capitalista, mesmo que o aluno nao se veja parte desse mundo social.

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  2. “Do ponto de vista prático, trata-se de retomar vigorosamente a luta contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino das camadas populares. Lutar contra a marginalidade através da escola significa engajar-se no esforço para garantir aos trabalhadores um ensino da melhor qualidade possível nas condições históricas atuais. O papel de uma teoria crítica da educação é dar substância concreta a essa bandeira de luta de modo a evitar que ela seja apropriada e articulada com os interesses dominantes”. (SAVIANI, 2000.)
    Maria, diante da reflexão sobre as teorias apresentadas, acredito que as ações da escola para a superação da situação de marginalização é, principalmente, a conscientização.
    Vemos que ações básicas como melhores salários para os profissionais da educação, investimento na formação profissional e em equipamentos, estrutura física, material didático, etc. que podem contribuir para a melhoria da educação das camadas populares não são concretizadas.
    A escola pode promover essa conscientização do aluno. Paulo Freire, Saviani e outros autores começaram na luta por uma escola reflexiva, em que professores, gestão, educandos e toda a comunidade escolar pensa a sua prática, suas ações sociais para a cidadania e emancipação.

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