domingo, 19 de dezembro de 2010

Contextualizando a Educação e a escola


Antes de falar sobre a escola, sua missão, precisamos nos perguntar: e afinal, o que é a educação? Como surgiu? Para quê? E porque?



O homem passa por um processo de desenvolvimento que, em determinado momento da história deixa de ser biológico e passa a ser cultural. As condições que determinam a nossa vida em sociedade não se encontram em nenhum gene, pelo contrário são produzidas e reproduzidas pela interação entre os homens. É por este fato que a educação se coloca como grande centro do processo de "evolução humana". Foi através dela que as gerações adquiriram o conhecimento do mundo, e se tornaram capaz de intervir na natureza, criando todas as possibilidades científicas e tecnológicas que temos hoje.



Porém, mais do que proporcionar a evolução das civilizações, a educação é também responsável pela perpetuação da forma em que vivemos em sociedade. A nossa percepção do mundo possui relação intrínseca com a forma como fomos educados a pensar e agir.



Nas comunidades primitivas, a transmissão do conhecimento se dava pela interação espontânea entre seus membros, e esta ação garantia a perpetuação da sua cultura. A educação ocorria imersa a outras práticas sociais, como o trabalho, no ritual, nas práticas culturais. A especificação de um local para essa prática se deu de em período relativamente recente na história da humanidade.

É a partir de da divisão social do saber que se pode existir o local onde ocorre a transmissão do conhecimento - e este deixa de ser coletivo e passa a ser pessoal, individual. Nasce a primeira experiência escolar.

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